Volodymyr Zelensky discursou durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, onde usou a detenção do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para destacar uma crítica ao líder russo, Vladimir Putin.
“Vamos analisar o hemisfério ocidental. O ex-presidente Donald Trump liderou uma ação na Venezuela resultando na prisão de Maduro. Apesar de opiniões divergentes, o fato é que Maduro responde a um tribunal em Nova York, enquanto Putin permanece impune”, afirmou o presidente ucraniano.
Maduro foi detido em 3 de janeiro em uma operação dos Estados Unidos na Venezuela e está sendo julgado em Nova York.
Zelensky também destacou que Putin iniciou o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e continua livre, gerenciando seus bens congelados no continente europeu.
O presidente da Ucrânia criticou ainda a Europa por permitir o livre trânsito do petróleo russo, observando que o dinheiro gerado por essa operação financia a guerra contra seu país. “Se Donald Trump consegue impedir navios-tanque de uma ‘frota fantasma’, por que a Europa não consegue?”, questionou.
Reunião com Trump
Antes de seu discurso, Zelensky se encontrou com Donald Trump na Suíça, onde discutiram avanços para encerrar o conflito na Ucrânia.
Também em Moscou, o representante especial de Trump, Steve Witkoff, planeja conversar com Vladimir Putin no mesmo dia.
Espera-se que essas reuniões contribuam para acelerar as negociações e encontrem uma solução para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já dura quase quatro anos.
