18.1 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

Zelensky chega à Turquia para discutir o fim da guerra na Ucrânia

Brasília
céu limpo
18.1 ° C
18.1 °
17.8 °
76 %
3.2kmh
0 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
25 °
ter
28 °
qua
23 °

Em Brasília

As negociações de paz, no entanto, não devem contar com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin

Reprodução/Sky News

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou na Turquia às 6h desta quinta-feira (15/5), horário de Brasília. Ele chegou à capital do país, Ancara, para um encontro com o líder turco, Tayyip Erdogan, e comitiva russa para tratar sobre a guerra na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, não deve participar da reunião pessoalmente.

No total, o grupo que tratará das negociações de paz é composto por nove integrantes do governo russo. A equipe deve ser liderada pelo assessor do Kremlin, Vladimir Medinsky, que esteve envolvido em negociações com a Ucrânia em 2022.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, é outro desfalque nas conversas. A chancelaria russa será representada pelo vice-chanceler russo, Galuzin Mikhail Yuryevich.

A rodada de negociações diretas entre Moscou e Kiev, a primeira em mais de três anos, está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (15/5) em Instambul, na Turquia.

O contato direto foi proposto por Putin em 10 de maio, e aceito por Zelensky horas depois. A expectativa do líder ucraniano era encontrar pessoalmente com o presidente da Rússia na Turquia, para discutir um cessar-fogo.

Nessa quarta-feira (14/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com Putin e o parabenizou pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia pela paz.

“O presidente brasileiro estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, nesta quinta-feira, 15 de maio, reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”, informou a nota do governo brasileiro.

Apesar disso, o Kremlin não deixou claro se Putin estaria presente, ou não, nas discussões de paz.

Veja Também