Volodymyr Zelensky renovou o convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma visita à Ucrânia durante um encontro em Nova York na Assembleia Geral da ONU, em 24 de setembro.
Em uma postagem no X, o presidente ucraniano descreveu a conversa com Lula como significativa e destacou o convite ao líder brasileiro. “Sou grato ao Brasil por seu interesse em contribuir no processo de paz. Convidei o presidente Lula da Silva para vir até a Ucrânia”, disse Zelensky.
Logo após o encontro, Zelensky falou com a imprensa em Nova York, qualificando a reunião como uma boa troca de ideias e ressaltando o firme posicionamento do presidente brasileiro em prol de um cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia.
Este encontro marca o reinício do diálogo entre os dois líderes, que não se comunicavam pessoalmente desde a Assembleia Geral da ONU de 2023, após um período de tensão nas relações entre Brasília e Kiev. A tensão aumentou quando Lula participou das celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou, o que a Ucrânia interpretou como um apoio às ações de Putin, levando a um distanciamento diplomático.
Até o momento, a visita de Lula à Ucrânia, caso se concretize, será a primeira desde o início de seu terceiro mandato, apesar dos convites anteriores feitos pelo governo ucraniano.