19.5 C
Brasília
domingo, 09/11/2025




Zelensky apoia campanha de Trump para parar compra de petróleo russo

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20 °
19.5 °
99 %
4.6kmh
75 %
dom
27 °
seg
26 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
30 °

Em Brasília

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reafirmou, nesta quinta-feira (2/10), seu apoio à campanha promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defende o fim da compra de petróleo russo pela Europa, classificando como “falta de visão” posicionar-se contra o país norte-americano.

A fala foi realizada durante a Cúpula da Comunidade Política Europeia, em Copenhague, Dinamarca, onde Zelensky encontrou-se com mais de 40 líderes e participou de encontros bilaterais, incluindo um encontro com a primeira-ministra Mette Frederiksen.

Segundo Zelensky, a recomendação do presidente Trump para que a Europa suspenda a aquisição de petróleo da Rússia deve receber apoio.

“Também devemos apoiar o pedido do presidente Trump para que parem de comprar petróleo russo aqui na Europa. É falta de visão contrariar os EUA. E os húngaros precisam entender isso claramente”, declarou o presidente ucraniano.

Ele ainda afirmou que “a energia dos Estados Unidos e de outros parceiros pode suprir a lacuna no mercado europeu”.

Petróleo russo e política internacional

Donald Trump tem insistido repetidamente que a Europa deve interromper a compra de petróleo vindo da Rússia, ressaltando que tal prática enfraquece o processo de cessar-fogo entre Moscou e Ucrânia e fortalece o governo russo.

No mês passado, Trump pressionou os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que suspendessem essas compras, afirmando que isso “reduz consideravelmente” a capacidade de negociação e o poder de barganha perante a Rússia.




Veja Também