19.1 C
Brasília
sexta-feira, 10/04/2026

Zelensky aceita trégua temporária proposta por Putin

Brasília
nuvens dispersas
19.1 ° C
19.1 °
19.1 °
95 %
1.5kmh
46 %
sex
26 °
sáb
25 °
dom
24 °
seg
25 °
ter
21 °

Em Brasília

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (9/4) que aceitou a proposta de trégua temporária feita pela Rússia para o período da Páscoa. Ele afirmou que o país está disposto a tomar medidas similares na guerra.

“A Ucrânia já declarou diversas vezes que está pronta para medidas equivalentes. Propusemos uma trégua durante o feriado da Páscoa deste ano e vamos cumprir o que foi acordado. As pessoas precisam de uma Páscoa sem ameaças, e a Rússia tem a chance de não retomar os ataques após a Páscoa”, destacou Zelensky.

A posição vem após o anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, que confirmou um cessar-fogo de dois dias na guerra, iniciando às 16h do dia 11 de abril e terminando no fim de 12 de abril, conforme comunicado do Kremlin.

Negociações continuam difíceis

Apesar da trégua, as negociações permanecem complicadas. O Kremlin considera o momento uma “pausa temporária” e continua com sua estratégia de fortalecer uma ordem mundial multipolar.

Já do lado ucraniano, Zelensky permanece cauteloso em relação a possíveis concessões, especialmente em áreas estratégicas como Donbas. Ele destacou que existem riscos de novos avanços militares russos caso não haja garantias reais de segurança.

Veja Também