23.6 C
Brasília
quarta-feira, 13/08/2025

Zambelli se emociona ao ver o pai durante audiência na Itália

Brasília
céu limpo
23.6 ° C
25.9 °
23.5 °
50 %
5.1kmh
0 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
29 °

Em Brasília

Roma – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi ouvida no Tribunal de Apelação de Roma nesta quarta-feira (13/8) e emocionou-se ao mandar um beijo para seu pai, João Hélio, presente na audiência. A parlamentar está detida na Itália enquanto o governo brasileiro solicita sua extradição.

Durante a audiência em Roma, acompanhada pelo Metrópoles, a defesa ressaltou os problemas de saúde enfrentados por Zambelli. Conforme relatado por seu pai, que estava presente na ocasião da prisão, a deputada enfrenta mais de dez enfermidades, incluindo a síndrome da taquicardia postural ortostática, que já a levou a internação em 2024. Essa condição afeta o sistema nervoso e provoca taquicardia.

Segundo a correspondente do Metrópoles na Itália, Cinthia Rodrigues, Zambelli apareceu abatida e bastante magra, vestindo calça jeans. O advogado da deputada solicitou um acompanhamento médico mais detalhado por parte do profissional do presídio.

O advogado italiano Alessandro Gentiloni, representante da Advocacia Geral da União (AGU), está presente na audiência, atendendo a uma solicitação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Zambelli está detida desde 29 de julho, depois que o deputado italiano Angelo Bonelli informou às autoridades sua localização, quando ela estava hospedada em um hotel.

Ela está atualmente custodiada no Instituto Penitenciário de Rebibbia, nos arredores de Roma, onde permanecerá até o fim do processo. A AGU afirma que todas as medidas necessárias para a extradição solicitada pelo Brasil estão sendo realizadas.

Desde o final de maio, Zambelli estava em fuga da Justiça após ser sentenciada a 10 anos de prisão pelo STF, devido à sua participação no caso de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por hackers.

Veja Também