Páginas da marca Yahoo! estiveram em 4 das 10 mais visitas do Japão, e a página principal é tão vista por lá quanto o YouTube
A marca Yahoo, que já foi um nome da Internet tão icônico quanto o Google, pode valer pouco para a geração Z, mais familiarizada com TikTok e Instagram. Mas ainda tem valor no Japão, onde a antes ilustre marca acabou de ser vendida por US$ 1,6 bilhão.
A Z Holdings, uma unidade do SoftBank, fundado por Masayoshi Son, fechou um acordo para comprar os direitos do nome Yahoo no Japão por 178,5 bilhões de ienes para substituir um licenciamento existente. O negócio segue a venda da divisão de mídia da Verizon Communications, cuja maior parte é a versão americana original do portal Yahoo, para a firma de private equity Apollo Global Management por US$ 5 bilhões.
O Yahoo! Inc. foi um dos primeiros grandes investimentos de Son, que montou uma participação de US$ 100 milhões em uma das startups originais da web em meados da década de 1990. O executivo posteriormente formou a joint venture Yahoo! Japan Corp., que com o passar dos anos se transformou na plataforma de tecnologia e comércio eletrônico Z Holdings, à medida que o Yahoo vendia seus principais ativos.