A exposição coletiva Xilos Brasilianas reúne obras dos artistas Bruno Matos e Valdério Costa, que usam a xiologravura para retratar Brasília.
A xilogravura é uma técnica muito popular no nordeste que foca figuras da sociedade e da natureza. É desenvolvida em fibra e em topo, técnicas que variam de acordo com os instrumentos, tipo de madeira e cortes de preparo para a matriz.
O artista brasiliense Bruno Matos apresenta 26 obras realizadas na Universidade de Brasília (UnB) como trabalhos finais da licenciatura em Artes Plásticas. O artista cursa o bacharelado na UnB, é professor de artes e programador visual. Já participou de várias exposições individuais e coletivas e, em 2010, recebeu o Prêmio Aquisição, no 1º Salão de Artes Visuais das Regiões Administrativas do DF. Em 2011, ficou em 2º lugar no Salão Universitário da Câmara dos Deputados.
Artista plástico, poeta, ilustrador e professor de arte, o potiguar Valdério Costa traz 15 gravuras em madeira, que representam obras construídas por Niemeyer em Brasília. Em 2007, ganhou o Prêmio Sesc de Pintura, realizado na Câmara dos Deputados, e desde 1988 vem participando de exposições individuais e coletivas. Também publicou livros de poemas, como O cangaço de A a Z, e de ilustração, como A cartomante em cordel.
No dia 8 de abril, terça-feira, às 18h30, os artistas comparecerão pessoalmente à mostra, para receber os convidados e a imprensa.
Local: Câmara dos Deputados
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Quando: De 31/03/2014 a 02/05/2014
Horário: Segunda a Sexta, das 9h às 17h
Preço: Entrada franca
Informações: 3215-8080
Classificação Indicativa: Livre