25.5 C
Brasília
terça-feira, 02/09/2025

Xi reconhece bons laços com Putin e destaca forte cooperação

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
26.5 °
25.5 °
39 %
7.7kmh
40 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
26 °
sex
30 °
sáb
31 °

Em Brasília

O presidente da China, Xi Jinping, declarou nesta terça-feira (2/9) que a parceria entre China e Rússia é um exemplo notável de relações entre grandes nações, ressaltando a amizade e a boa vizinhança. Ele afirmou sua intenção de intensificar intercâmbios de alto nível com a Rússia.

Xi Jinping fez essas observações durante um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, que participou na China da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) 2025 e das celebrações dos 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês.

Cúpula de Xangai

Na Cúpula de Xangai, Xi Jinping encontrou o líder russo Vladimir Putin e outros líderes internacionais, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O bloco reúne nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Entre 31 de agosto e 1º de setembro, Xi presidiu a reunião dos chefes de Estado da OCX, com encontros bilaterais com diversos líderes.

Em entrevista à agência de notícias chinesa Xinhua, o presidente Putin defendeu a ampliação da organização para enfrentar desafios e ameaças atuais, além de reforçar a aliança política e econômica com a China.

Xi Jinping afirmou que ambos os países devem aproveitar projetos estratégicos para orientar a cooperação, desenvolver iniciativas exemplares e promover uma profunda integração de interesses.

Ele ainda ressaltou que a participação de Putin e dele nas comemorações da vitória na Segunda Guerra Mundial demonstra a responsabilidade de suas nações como importantes países vencedores e membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

O presidente chinês destacou: “A China está preparada para estreitar os intercâmbios de alto nível com a Rússia, apoiar o crescimento mútuo, alinhar posições em questões sensíveis de interesse comum e impulsionar as relações bilaterais para patamares mais elevados.”

Este encontro se deu em meio a tensões comerciais lideradas pelos Estados Unidos, enquanto a China busca ampliar suas parcerias estratégicas. A reunião também antecedeu o desfile militar que celebrou os 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a agressão japonesa e da contribuição antifascista global.

Veja Também