A cidade de Tianjin, na China, está sediando neste fim de semana a conferência da Organização de Cooperação de Xangai (OSC), que contará com a presença de importantes líderes globais. Este evento marca o encontro do presidente chinês Xi Jinping com o presidente russo Vladimir Putin, além de outros personagens-chave da política mundial, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
O grupo de cooperação, que abrange áreas políticas, econômicas e militares, é composto por nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, Xi Jinping comandará a reunião do conselho de chefes de Estado da OSC e realizará encontros bilaterais com diversos líderes.
Em entrevista concedida à agência de notícias chinesa Xinhua, o presidente Vladimir Putin destacou a necessidade de a organização fortalecer suas capacidades para enfrentar os desafios e ameaças atuais. Ele ressaltou ainda a importância da aliança com a China nos âmbitos político e econômico.
“Estou ansioso para discutir detalhadamente com o presidente Xi Jinping todos os itens da agenda bilateral, incluindo a colaboração nas áreas política, de segurança, econômica e cultural-humanitária. E, como é habitual, trocaremos opiniões sobre assuntos regionais e internacionais contemporâneos”, declarou.
A cúpula ocorre em um momento em que os Estados Unidos, liderados por Donald Trump, estão envolvidos em uma disputa tarifária com diversas nações, enquanto a China busca fortalecer suas parcerias. O encontro também antecede o desfile militar em comemoração ao 80º aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Segunda Guerra Mundial.
O evento terá uma ampla participação de chefes de Estado, incluindo Putin e o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un. A ex-presidenta Dilma Rousseff, que lidera o Banco dos Brics, também marcará presença no desfile. Representando o governo brasileiro, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, foi designado para participar.