19.5 C
Brasília
quarta-feira, 05/11/2025




‘Xepa’ da vacina contra Covid no DF passa a ser aplicada em pessoas de 48 a 59 anos sem agendamento

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.6 °
100 %
0kmh
0 %
qua
31 °
qui
31 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
20 °

Em Brasília

Até então, doses remanescentes atendiam profissionais de segurança. Apesar da medida, Secretaria de Saúde informa que quantidade de imunizantes com possível sobra é ‘muito pequena’.

Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal — Foto: SES-DF/Divulgação

A partir desta terça-feira (29), as doses de vacinas contra a Covid-19 que sobram ao final do dia, conhecidas como “xepa”, passam a ser aplicadas em pessoas de 48 a 59 anos, que não estiverem agendadas para imunização. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a norma será publicada, em uma circular, ainda nesta segunda-feira (28).

Em coletiva de imprensa nesta tarde, o chefe de Casa Civil, Gustavo Rocha, disse que só é possível saber se há doses de sobra indo até um dos postos de imunização “ao final do expediente”, que ocorre às 17h. No entanto, o secretário explica que não há xepa todos os dias, e quando há, “são pouquíssimas doses”.

Até então, as vacinas remanescentes eram aplicadas em profissionais da segurança pública. Questionado sobre a mudança, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que “quase todos [servidores da segurança] já vacinaram”.

O critério de atendimento do público a ser contemplado com a “xepa”, segundo Okumoto, “não é por ordem de chegada e sim de quem tiver mais idade“.

As vacinas remanescentes podem ser CoronaVac ou Janssen, que têm curta validade depois de abertas. Já os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca podem ser conservados para aplicação em um prazo maior.

Agendamento suspenso

O agendamento da vacina para pessoas de 48 a 59 anos está suspenso temporariamente. A Secretaria de Saúde orienta o público a aguardar novas doses.

Até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia divulgado a previsão e quantitativo de novas remessas dos imunizantes.

A marcação de horário segue disponível para gestantes e puérperas – até 45 dias de pós-parto – sem comorbidades e para rodoviários. O serviço é feito pelo site da Secretaria de Saúde ou em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Mulheres grávidas ou em puerpério que tem doenças pré-existentes, assim como pessoas com 60 anos ou mais, não precisam fazer agendamento. Basta se dirigir a um dos postos de vacinação.

O secretário e aí será organizado pela equipe responsável pela imunização e aí então estará

As doses que sobram ao fim do dia eram aplicadas em profissionais de segurança. Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto,

A xepa é o que sobra de doses da vacina após abertas. Cada frasco da CoronaVac, por exemplo, contém 10 doses, que precisam ser aplicadas em até 8 horas no máximo, de acordo com informações do Ministério Público do Distrito Federal Territórios (MPDFT), que monitora as medidas do GDF. Já o imunizante Covishield, contém 10 doses e duração de 6 horas.




Veja Também