As seletivas nacionais da WorldSkills Brasil 2025 — a maior competição de educação profissional do país que reúne estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes de todo o Brasil — ocorrerão em quatro fases, com provas on-line em agosto e presenciais em setembro.
A WorldSkills Brasil está sendo organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e faz parte da preparação para a etapa internacional, que acontecerá em 2026, em Xangai, na China.
Calendário das competições
- Provas on-line de 25 a 29 de agosto;
- Fase presencial de 1º a 5 de setembro em São Paulo, com provas para mecatrônica, tornearia e fresagem CNC, tecnologias de energia verde, automotiva e outras;
- De 8 a 12 de setembro, provas em Minas Gerais, abrangendo áreas como indústria 4.0, carpintaria, construção de espaços verdes e panificação;
- Encerramento de 23 a 28 de setembro em Brasília, com avaliações em design gráfico, robótica móvel, refrigeração, segurança cibernética e outras 12 ocupações.
“A WorldSkills valoriza os cursos técnicos e profissionalizantes, incentiva a inovação e fortalece a ligação entre educação e mercado de trabalho. Este evento representa uma grande oportunidade para destacar, no Brasil e globalmente, o talento dos nossos jovens e a excelência da formação técnica oferecida por instituições como o Senai”, afirma o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
No total, os jovens competem em 46 categorias e os vencedores integrarão a delegação brasileira que representará o país na etapa mundial da WorldSkills.
Desempenho na WorldSkills 2024
No ano anterior, o Brasil conquistou uma medalha de ouro, quatro de prata, três de bronze e 27 de excelência, terminando em segundo lugar no ranking. A delegação brasileira contou com 64 estudantes, sendo 57 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na 47ª edição da WorldSkills.