O upgrade é gratuito para quem já tem o Windows 10
A Microsoft anunciou oficialmente nesta terça-feira, 5, que o seu novo sistema operacional Windows 11 já está disponível para atualização no Brasil e é gratuito para clientes da edição 10.
Além de ser considerado mais rápido e seguro, o novo sistema tem algumas mudanças visuais. A principal delas, e mais notável, é o botão de iniciar no meio da tela e as múltiplas áreas de trabalho, cada uma com aplicativos e configurações próprias para cada usuário da máquina.
Segundo a própria Microsoft, o novo design deve facilitar a vida das famílias que dividem computadores em casa para trabalhar e estudar.
Outra novidade é que o Microsoft Teams, plataforma de comunicação da companhia, passa a vir integrado ao sistema operacional. A decisão, nesse caso, também é facilitar o trabalho remoto.
- Primeiramente, verifique se o seu PC atende aos requisitos mínimos de atualização do sistema. O hardware para o funcionamento do SO deve ter ao menos 4 GB de RAM, 64 GB de espaço disponível e processador com mais de dois núcleos.
- Sendo apto, prepare a atualização criando uma conta na Microsoft, e transfira, por precaução, seus arquivos para nuvem do serviço no OneDrive, ou faça backup com um pen drive ou um HD externo. Se preferir, é possível fazer o backup de tudo automaticamente: acesse a aba de “Configurações”, clique em “Atualização e Segurança”, acesse “Backup” no menu esquerdo e escolha uma unidade para salvar.
- Passo a passo da instalação: acesse a aba de “Configurações” do Windows 10 e selecione “Atualização e Segurança”.
- Clique em “Verificar se há atualizações” e aguarde até que o sistema verifique se há algo disponível.
- Caso o Windows 11 já esteja disponível, aguarde até que a atualização seja baixada e reinicie o PC.
- Siga todos os passos do sistema para finalizar a migração. Lembre-se de que esta etapa pode consumir um tempo considerável até ser finalizada.