A Microsoft faz um evento nesta quarta-feira (21) para falar do futuro do Windows 10. Após meses de feedback dos primeiros usuários, o novo software está mais familiar ao velho Windows 7 e mais seguro para as empresas, segundo Terry Myerson, vice-presidente para sistemas operacionais da Microsoft. Entre as novidades está o update gratuito de versões anteriores do Windows, a assistente Cortana agora no desktop, o Project Spartan “substituo do IE”, e muito mais; confira todas as novidades.
Update gratuito Windows 10
Segundo a Microsoft, a oferta será válida durante o primeiro ano de comercialização do Windows 10 e atinge os usuários do Windows 8.1, Windows Phone 8.1 e também do antigo e popular Windows 7.
A atualização do sistema operacional vai ocorrer através do Windows Update. A proposta é garantir que todos os PCs capazes de rodar a nova versão recebam suporte, através de novas funcionalidades e recursos, sem nenhum custo adicional. A longo prazo, o objetivo da Microsoft é tornar o Windows 10 uma plataforma mais atrativa para desenvolvedores e mais segura para os seus tradicionais usuários.
Isso quer dizer que, como prometido, o novo Windows 10 será ainda mais versátil. Agora, a mesma plataforma roda em celulares, tablets, híbridos, notebooks e desktops de forma integrada e fluída.
Windows 10 Consumer Preview
O Windows 10 Consumer Preview só chegou ao seu estágio atual graças ao Windows Insider Program, voltado para especialistas, entusiatas e profissionais de TI contou com a colaboração de 1,7 milhões de usuários, que forneceram cerca de 800 mil feedbacks sobre mais de 200 mil tópicos do sistema.
Os dados foram fornecidos por Myerson, que agradeceu a força-tarefa que esteve envolvida desde o lançamento do programa, em setembro de 2014. Segundo o executivo, o processo foi indispensável para uma mudança de postura da Microsoft. “Estamos abraçando este feedback e partindo para um ambiente aberto de desenvolvimento”, disse.
Cortana no Windows 10
Joe Belfiore, outro vice-presidente importante na área de softwares, mostrou a tão esperada assistente do Windows Phone, a Cortana que, enfim, vai funcionar nos desktops com o Windows 10.
Agora, a Cortana funcionará nativamente no sistema operacional ouvindo, conversando e controlando diversos recursos do computador. Tarefas como escolher uma música, abrir apresentações, consultar a previsão do tempo ou consultar seu e-mails poderão ser realizadas com a ajuda da assistente digital. Para tanto, basta dizer “Hey Cortana” e dar o comando.
A assistente funcionará nas versões desktop, devices como tablets e celulares e estará disponível em sete idiomas. Na apresentação, foi demonstrada a capacidade de interpretação em outras línguas como inglês, francês o que parece ser português e/ou espanhol, além de uma brincadeira onde a Cortana conversa imitando a voz do personagem Yoda de Star Wars.
Windows 10 nos smartphones
Belfiore mostrou ainda o novo Windows 10 nos smartphones, usando um Lumia 1520. Embora em tela menor que a de tablets e computadores, o novo sistema rodou suave, na demonstração. Novos aplicativos serão otimizados para a experiência com o Windows 10 como Word, Powerpoint e Excel.
A proposta, insiste Belfiore, é tornar o software mais familiar tanto no computador, como no celular ou tablet. Sendo assim, são oferecidas as mesmas soluções, em interface muito similar, em vários devices.
Project Spartan: A revolução do IE
A Microsoft também confirmou o Projeto Spartan, ainda um codinome para o novo browser que dará nova experiência para a navegação móvel e também no computador. O “substituto do Internet Explorer” ainda está em desenvolvimento, e estará disponível também nos smartphones agora com Windows 10.
O novo navegador será construído para todos os dispositivos com Windows 10. Entre as novidades, está uma função que permite congelar sites e fazer anotações sobre a tela, seja com uma caneta stylus, mouse ou os dedos. O recurso permitirá salvar notas e prints diretamente no OneNote e compartilhar nas redes sociais ou via e-mail.
A Cortana também estará integrada. A assistente será capaz de responder a perguntas mesmo antes do usuário acessar um site – na demonstração, ela exibiu dados de um voo antes de o usuário entrar na página da companhia aérea. Haverá ainda um Modo Leitura bastante parecido com o que a Apple oferece no Safari para Mac e iOS, incluindo leitura off-line. Ainda não se sabe, porém, quando e se o Spartan irá substituir de vez o Internet Explorer.
Fonte: Tech tudo