O USB 3.1 (tipo C) aos pouquinhos está chegando e se espalhando por toda a indústria de tecnologia. Agora é a vez da Microsoft mostrar o que pode fazer com o novo padrão do USB: a empresa prevê que novos smartphones com Windows 10 farão bom uso da entrada, que permitirá conectividade com uma infinidade de aparelhos.
Com a entrada, a Microsoft destaca as seguintes possibilidades para os celulares do futuro:
– Conectividade com unidades de armazenamento externo como pendrives e HDs, além da possibilidade de acessórios como teclado e mouse sem depender de conexão Bluetooth;
– Acesso universal de apps a dispositivos USB, permitindo conectividade acessórios como um controle de Xbox para controlar jogos (algo que será importante quando o streaming de games for uma realidade)
– Recarga rápida, aproveitando a capacidade do USB tipo C de transportar uma potência de até 100 watts, capaz de fornecer energia suficiente para carregar até mesmo notebooks.
– Conectividade com monitores, dispensando a necessidade de uma porta HDMI.
Além disso, há a vantagem mais pura de todas que é o ganho nas velocidades de transferência de dados, que chega a ser praticamente o dobro do USB 3.0, alcançando 10 Gbps.
Fonte: Olhar digital