A Warner Bros. Discovery recusou, nesta quarta-feira (17), uma nova proposta da concorrente Paramount, que tentava impedir a compra da empresa pela Netflix, a grande plataforma de streaming.
Em um comunicado, a Warner Bros. Discovery disse que seu conselho decidiu por unanimidade que a oferta da Paramount “não é o melhor para a empresa”.
Desde que a disputa começou em setembro, essa é a sexta proposta feita pela Paramount para comprar a WBD, conhecida empresa de cinema e TV que também controla a CNN.
“Estamos certos de que nossa fusão com a Netflix oferece mais valor e segurança para nossos acionistas”, disse a Warner Bros. Discovery no comunicado.
A Netflix surpreendeu ao anunciar, em 5 de dezembro, que fechou acordo para comprar a WBD por quase 83 bilhões de dólares (o equivalente a 452 bilhões de reais).
Três dias depois, a Paramount — cujo CEO é David Ellison, filho de Larry Ellison, aliado do ex-presidente Donald Trump — fez uma oferta maior, avaliando a WBD em 108,4 bilhões de dólares (590 bilhões de reais).
Mas a Warner Bros. Discovery considerou a proposta da Paramount arriscada nesta quarta-feira. A empresa afirmou que a oferta era sustentada por “um fundo fiduciário revogável, pouco claro e opaco” e que não havia “nenhum compromisso da família Ellison”, entre outros pontos.
“O valor que garantimos para os acionistas com a fusão ao Netflix é excepcional sob qualquer ponto de vista”, completou a empresa.
– “Pode ser um problema” –
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, interferiu várias vezes na disputa, dizendo que o acordo com a Netflix “pode ser um problema”, pois daria à gigante do streaming grande controle sobre o mercado de entretenimento.
Trump também disse na semana passada que queria garantir que a CNN tivesse novos donos durante a venda da WBD. Ele tem tido conflitos com a emissora há anos.
Diferente da oferta da Netflix, a proposta da Paramount incluía a compra de canais a cabo como CNN, TNT, TBS e Discovery, que seriam incorporados a sua rede de canais, como CBS, MTV e Comedy Central.
Celebridades de Hollywood lançaram uma forte campanha contra a compra da Warner Bros. pela Netflix.
Por muitos anos, a Warner Bros. lançou filmes clássicos como “Casablanca” e “Cidadão Kane”, além de sucessos recentes como “Friends”, “Game of Thrones” e a série “Harry Potter”.
Porém, em alguns setores de Hollywood, a Netflix é criticada por não lançar seus filmes principalmente nos cinemas e por mudar as práticas tradicionais da indústria.
Em entrevista em Paris na terça-feira, o CEO da Netflix, Ted Sarandos, prometeu que os filmes da Warner Bros. continuariam sendo lançados nos cinemas se a compra do estúdio for confirmada.
“Continuaremos gerenciando a Warner Bros. de forma independente e lançando filmes da forma tradicional, nos cinemas”, disse ele em evento na capital francesa.
AFP

