17.5 C
Brasília
quarta-feira, 01/10/2025




Wallaby à Solta: Polícia de Berlim Busca Marsupial Pequeno na Cidade

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
17.5 °
17.5 °
52 %
2.6kmh
1 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
32 °

Em Brasília

Veículos da polícia, uma rodovia bloqueada e agentes em busca numa área de floresta. Essa não é uma cena de crime, mas sim a procura por um animal exótico e saltitante que fugiu: um wallaby, um marsupial parecido com um pequeno canguru.

No domingo passado (28/9), a polícia de Berlim iniciou uma operação no oeste da capital alemã para capturar o animal de aproximadamente 70 a 80 centímetros, depois que moradores relataram ter visto o marsupial pulando pelas ruas do bairro de Kladow, uma região tranquila e arborizada da cidade.

Desde então, várias imagens e vídeos do animal circulam nas redes sociais. “Ele cruzou meu caminho no escuro. No começo, achei difícil acreditar”, contou ao jornal BZ uma pessoa que avistou o wallaby por volta das 5h30 do domingo.

De acordo com a imprensa local, o animal, que tem cerca da metade do tamanho de um canguru comum, escapou de uma casa em Kladow no fim de semana, depois que a porta do seu recinto, onde vivia com cinco outros marsupiais, foi aberta indevidamente.

Múltiplos veículos da mídia em Berlim reportaram que o imóvel pertence a Jakob Augstein, publisher do jornal der Freitag e um dos herdeiros da revista Der Spiegel, uma das principais publicações europeias.

A polícia confirmou que o dono do animal registrou um boletim de ocorrência. Um texto da Der Spiegel mencionou que um funcionário da mansão relatou tentativas anteriores de vandalismo para invadir o local onde os marsupiais eram mantidos.

Procura sem êxito

A operação policial no domingo durou cerca de duas horas e não teve sucesso. “Não há um procedimento padrão para situações assim, e os policiais não recebem treinamento específico”, explicou o inspetor-chefe Martin Halweg ao jornal Berliner Morgenpost. Halweg também afirmou que, em seus mais de 30 anos de serviço, nunca havia participado de uma ação tão singular. “Esses casos são realmente raros”, disse ele.

Desde então, a polícia não está buscando ativamente o animal, pois acreditam que ele não representa perigo. Contudo, orientaram os moradores da região a manter distância e avisar as autoridades se o wallaby for visto. A responsabilidade pela captura agora é do proprietário. Na noite de terça-feira (30/09), o marsupial continuava em liberdade.

Na Alemanha, a posse de animais como cangurus e wallabies é permitida, desde que cumpridas certas condições, como a obtenção de licença oficial, a construção de um recinto amplo de pelo menos 200 metros quadrados, e um abrigo com 15 metros quadrados por animal.

Ao jornal BZ, Martin Kränzlin, cuidador de cangurus no Zoo Tierpark Berlin, avaliou que as chances de sobrevivência do wallaby nas florestas locais são boas. “Provavelmente é um wallaby-de-bennett. Ele tende a tolerar bem o frio, pois é nativo da Tasmânia.” Ele acrescentou que o animal deve encontrar alimento suficiente nas folhas, grama e cascas das árvores presentes em Kladow. “As maiores ameaças para ele são raposas e veículos. Se conseguir chegar ao estado de Brandemburgo, possivelmente encontrará lobos também”, explicou.

Não é a primeira vez que a polícia local intervém após relatos de animais exóticos na região. Em 2023, um vídeo viral mostrava o que parecia ser um grande felino movendo-se entre os arbustos à noite, causando medo na cidade de Kleinmachnow, perto de Berlim. Centenas de policiais foram mobilizados para a captura, mas depois as autoridades confirmaram que não havia um grande felino e que o animal visto era provavelmente um javali.




Veja Também