A Bolsa de Nova York fechou a sexta-feira (16) sem grandes mudanças, após uma semana cheia de informações econômicas e o começo da apresentação dos resultados trimestrais das empresas.
O Dow Jones caiu 0,17%, enquanto os índices Nasdaq e S&P 500 tiveram pequenas quedas de 0,06% cada. Durante toda a semana, esses principais índices americanos também terminaram em baixa.
Já o índice Russell 2000, que inclui 2 mil empresas de médio porte, cresceu 2%.
O analista Sam Stovall, da CFRA, pergunta: “Por quanto tempo as pequenas empresas vão continuar crescendo?”
Esse índice teve seu décimo primeiro dia seguido de desempenho melhor que o S&P 500, uma situação rara em Wall Street, conforme Stovall relatou à AFP.
Nos últimos dias, o Russell 2000 bateu recordes e na sexta-feira chegou a 2.677,74 pontos.
Especialistas dizem que esse avanço no começo do ano pode ser resultado da troca de investimentos dos investidores, que procuram colocar seu dinheiro em ações que tiveram resultados moderados em 2025.
Na sexta-feira, o mercado ignorou as notícias ruins, mostrando que Wall Street está mais focada nos resultados financeiros das empresas do que nas manchetes, acrescenta Stovall.
Os grandes bancos americanos começaram a publicar seus resultados trimestrais, enquanto empresas como Netflix, United Airlines e Intel divulgarão seus números na próxima semana.
Além disso, o mercado se prepara para mais dados econômicos. Depois da divulgação do índice de preços ao consumidor (IPC) e do índice de preços ao produtor (IPP), o índice de inflação que será divulgado na quinta-feira pode ser decisivo, segundo o especialista.
