A bolsa de valores de Nova York terminou o dia em alta nesta segunda-feira (10), motivada pela esperança de um fim para o bloqueio orçamentário nos Estados Unidos, conhecido como “shutdown”, que já dura mais de 40 dias e afeta os serviços públicos federais.
O índice Dow Jones cresceu 0,81%, o Nasdaq, focado em tecnologia, subiu 2,27%, e o S&P 500, que inclui várias empresas, teve um aumento de 1,54%.
Jack Albin, analista da Cresset, comentou para a AFP que “os investidores estão animados com a notícia de que o Senado está prestes a aprovar uma medida para reabrir o governo” após o bloqueio orçamentário mais longo da história americana.
No domingo, um acordo foi enviado ao Senado, elaborado por líderes republicanos e alguns democratas moderados. Espera-se que a decisão seja tomada nesta segunda-feira ou na madrugada de terça-feira.
Depois, a proposta seguirá para votação na Câmara dos Representantes e, se aprovada, será assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Albin ressaltou que “nos próximos dias saberemos se o governo será reaberto”, o que traria benefícios tanto para consumidores quanto para investidores.
Desde o começo do bloqueio, em 1º de outubro, mais de um milhão de funcionários públicos estão sem receber seus salários, além de cortes em alguns auxílios, e a interrupção de voos devido ao cancelamento frequente de operações aéreas.
Jose Torres, da Interactive Brokers, afirmou que a reabertura “traria crescimento econômico e renovaria o sentimento positivo no mercado”.
Além disso, o fim do bloqueio permitiria a divulgação novamente dos dados econômicos oficiais, que estavam suspensos devido à paralisação dos órgãos responsáveis.
