Após algumas variações durante o dia, a Bolsa de Valores de Nova York encerrou em alta nesta quarta-feira (3), impulsionada por dados de emprego abaixo do esperado nos Estados Unidos, que indicam a possibilidade de uma redução nas taxas de juros pelo banco central americano.
O índice Dow Jones avançou 0,86%, o Nasdaq subiu 0,17% e o S&P 500, 0,30%.
Uma pesquisa do ADP/Stanford Lab divulgada nesta quarta revelou que o setor privado dos EUA perdeu 32 mil empregos em novembro, enquanto os analistas previam a criação de entre 10 mil e 40 mil novos postos, conforme dados do Trading Economics e MarketWatch.
Esse resultado mais fraco fortalece a expectativa do mercado de que o Federal Reserve (Fed) reduzirá as taxas de juros na reunião marcada para os dias 9 e 10 de dezembro.
Sam Stovall, da CFRA, afirmou à AFP que “o mercado está otimista com a chance de uma queda nos juros do Fed antes do fim do ano”.
Uma política de juros mais baixos costuma estimular o crescimento econômico e melhorar as perspectivas de lucro das empresas, o que explica a alta da Bolsa nesta quarta-feira.
Stovall ainda ressaltou que “o que os mercados mais temem é uma recessão” e que a redução dos juros pelo Fed pode ajudar a evitar esse risco.
O mercado aguarda agora a divulgação do índice de preços de setembro, cuja publicação foi adiada por causa do bloqueio orçamentário nos EUA, prevista para sexta-feira.

