A Bolsa de Valores de Nova York fechou nesta terça-feira (11) sem uma direção clara, mas a maioria dos índices subiu, animada com a possibilidade do fim do bloqueio orçamentário nos Estados Unidos, conhecido como ‘shutdown’.
Por outro lado, as ações das empresas de tecnologia recuaram por causa das dúvidas sobre o valor dessas ações. Assim, o índice Dow Jones subiu 1,18%, o S&P 500 avançou 0,21%, enquanto o Nasdaq caiu 0,25%.
Depois da alta registrada na segunda-feira, o mercado americano abriu em baixa, refletindo a preocupação com a valorização muito alta das ações ligadas à inteligência artificial.
Algumas grandes empresas de tecnologia terminaram o dia com valorização, porém o Nasdaq foi o único dos principais índices que fechou em queda.
Tim Urbanowicz, da Innovator Capital Management, comentou que esta preocupação com os preços altos das ações não quer dizer que o mercado vai desabar, apenas que há menos espaço para más notícias.
As ações da Nvidia, uma empresa importante no setor de inteligência artificial, caíram 3%.
Kathleen Brooks, diretora de pesquisa do grupo de trading XTB, apontou que as ações tecnológicas não estão colaborando para o crescimento do mercado.
Ela escreveu em uma nota para os clientes: “Sem o impulso das ações tecnológicas, o mercado deve ficar volátil, e as ações não devem seguir uma linha reta, com a possibilidade de que a correção do mercado ainda não tenha acabado.”
Entretanto, o avanço de um projeto de lei no Congresso para reabrir o governo trouxe otimismo aos investidores. Isso pode levar, nas próximas semanas, à divulgação de dados importantes sobre o emprego, inflação e outros indicadores econômicos dos Estados Unidos.
