A Bolsa de Nova York terminou o dia em queda nesta terça-feira (4), diante de preocupações com a valorização excessiva de algumas empresas de tecnologia, em um cenário de grandes expectativas para o setor de inteligência artificial (IA).
O Dow Jones caiu 0,53%, o índice Nasdaq recuou 2,04% e o S&P 500 diminuiu 1,17%.
Jose Torres, da Interactive Brokers, comentou que as preocupações com as altas avaliações limitam o otimismo dos investidores.
Adam Sarhan, da 50 Park Investments, afirmou que o mercado tem expectativas muito altas para as ações ligadas à IA, mas o desempenho financeiro dessas empresas nem sempre justifica um valor de mercado tão elevado.
O movimento recente de Wall Street tem sido impulsionado pelo entusiasmo com o desenvolvimento da IA e por contratos comerciais bilionários fechados.
Sarhan também destacou a preocupação com a falta de avanço em outros setores do mercado.
Ele apontou que ações dos setores imobiliário, de restaurantes e comércio varejista estão mostrando sinais de enfraquecimento, em vez de fortalecimento.
No momento, o mercado opera com poucos dados econômicos devido à paralisação do governo dos Estados Unidos, que entrou no 36º dia – um recorde de duração.
Sarhan observou que sem dados confiáveis, é difícil tomar decisões informadas no mercado.
Além disso, a paralisação do orçamento federal resultou em demissões de centenas de milhares de funcionários públicos e afetou significativamente os benefícios sociais, gerando mais preocupação sobre a economia americana.
