Wall Street encerrou o dia em baixa nesta quinta-feira (6), puxada pela queda das maiores empresas de tecnologia e pela preocupação com a valorização das ações, em um cenário sem novos dados oficiais da economia dos Estados Unidos.
O índice Dow Jones caiu 0,84%, o índice tecnológico Nasdaq teve uma queda de 1,90% e o S&P 500 caiu 1,12%.
Esse movimento de baixa ampla é algo que não víamos há algum tempo, explicou Sam Stovall, da CFRA.
Segundo o analista, isso ocorre em parte porque o mercado está sem fatores que consigam manter ou impulsionar os preços das ações no momento.
Como a maior parte dos resultados financeiros já foi divulgada, com um crescimento melhor do que o esperado no terceiro trimestre, não há muitas novidades que motivem os investidores a curto prazo, destacou Stovall. Além disso, o Federal Reserve (banco central americano) só deve se reunir em dezembro, o que mantém o mercado em espera.
Outro ponto que preocupa é a falta de dados oficiais devido à paralisação prolongada do governo dos EUA, a mais longa da história.
Nas últimas semanas, o otimismo em Wall Street esteve ligado principalmente ao avanço da inteligência artificial (IA) e a contratos comerciais bilionários.
Porém, especialistas alertam para uma valorização excessiva e rápida das ações, especialmente porque há dúvidas sobre como as grandes empresas de tecnologia vão suportar os altos custos da corrida pela IA.

