A Bolsa de Valores de Nova York teve queda nesta segunda-feira (1º), afetada pela redução na produção industrial nos Estados Unidos, mostrando fraqueza em diversos setores importantes.
O índice Dow Jones fechou com baixa de 0,90%, o Nasdaq recuou 0,38% e o S&P 500 diminuiu 0,53%.
Christopher Low, da FHN Financial, explicou que “o mercado precisou absorver uma surpresa negativa”, após “um relatório indicando que a atividade industrial foi pior do que o esperado”.
O índice que mede a produção na indústria, divulgado nesta segunda, apontou 48,2%, marcando o nono mês consecutivo de contração da atividade industrial — sendo que 50 é o ponto que separa queda de crescimento.
Este número ficou abaixo do previsto pelos analistas, conforme indicado pelo MarketWatch.
Bill Adams, do Comerica Bank, destacou que “os fabricantes afirmam que as tarifas impostas pelo governo americano estão freando o setor”.
Oren Klachkin, da Nationwide, afirmou que “o setor manufatureiro deveria estar mais forte, com a recuperação da demanda global, a redução dos juros nos Estados Unidos e um dólar mais fraco”.
Investidores aguardam para quarta-feira o relatório mensal sobre a geração de empregos no setor privado referente a novembro.
Na sexta-feira, será divulgado o índice de preços ao consumidor PCE para setembro, informações que sofreram atraso devido ao fechamento orçamentário de 43 dias nos Estados Unidos.
No mercado de ações, empresas ligadas a criptomoedas sofreram perdas com a queda do bitcoin, incluindo a Coinbase (-4,76%), Robinhood (-4,09%) e Riot Platforms (-4,03%).
Também houve queda significativa nas ações da Meta (-1,08%), Alphabet (-1,65%) e Broadcom (-4,19%).
© Agence France-Presse

