22.5 C
Brasília
sexta-feira, 28/11/2025




Vou fazer o possível para apoiar Messias, diz relator da indicação

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
24.5 °
22.5 °
78 %
2.1kmh
40 %
sex
27 °
sáb
31 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
25 °

Em Brasília

O relator da indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Weverton Rocha (PDT-MA), comprometeu-se a buscar votos para aprovar o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Weverton Rocha declarou ao Metrópoles que Messias cumpre todos os critérios necessários para assumir o cargo. “Vou fazer o possível para apoiá-lo”, afirmou o senador.

O parlamentar do Maranhão planeja apresentar seu relatório na próxima semana, recomendando a aprovação da indicação de Messias, que precisa conquistar o voto de pelo menos 41 senadores para integrar o Supremo Tribunal Federal.

Antes da sabatina marcada para 10 de dezembro, Messias enfrenta um processo de avaliação no Senado. Na CCJ, a aprovação requer maioria simples, isto é, mais da metade dos membros da comissão. Posteriormente, a votação deve ocorrer no plenário, onde ele precisa da maioria absoluta dos votos.

Messias tem buscado apoio, iniciando com o partido PSD, comandado por Gilberto Kassab, que é a segunda maior bancada com 13 parlamentares. Na terça-feira, 25 de novembro, ele encontrou o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD), e no dia seguinte conversou com a senadora Eliziane Gama, também do PSD.

Na quinta-feira, 28, Messias reuniu-se com o relator do processo na CCJ para tratar das objeções, principalmente da ala conservadora, e discutiu o atraso no envio oficial da indicação pelo governo ao Senado.

Apesar da nomeação de Messias, alguns senadores e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), manifestam preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que já presidiu o Congresso Nacional. Não pretendendo concorrer às eleições de 2026, Pacheco rejeitou a sugestão de Lula para disputar o governo de Minas Gerais.




Veja Também