27.5 C
Brasília
quinta-feira, 12/02/2026

Volta às Aulas Destaca Combate ao Abandono Digital na Escola Pública

Brasília
chuva fraca
27.5 ° C
27.5 °
24.5 °
54 %
5.1kmh
40 %
qui
26 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °

Em Brasília

O início do ano letivo na rede pública do Distrito Federal representa a reunião entre estudantes, professores e o ambiente escolar após o período de férias. Educadores chamam atenção para o afastamento digital que ocorre durante esse intervalo, quando os alunos deixam de acessar as plataformas de estudo e passam mais tempo em atividades recreativas nas telas, o que pode prejudicar o começo das aulas.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esse momento é uma chance importante para recomeçar. “A volta às aulas é sempre uma oportunidade de recomeço. Trabalhamos para que esse encontro com a escola seja acolhedor, organizado e educativo. Recuperar o aprendizado é uma prioridade para nossa rede, principalmente após períodos longe da rotina escolar”, afirma.

A chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz, Ana Beatriz Goldstein, destaca a necessidade de cuidar da convivência e da segurança na escola após as férias. “O afastamento digital também está ligado à segurança escolar. Com as mudanças na rotina e o aumento do uso das telas sem orientação, no retorno é fundamental que a escola fortaleça o diálogo sobre respeito, responsabilidade e uso consciente das redes, unindo o trabalho pedagógico ao acolhimento e cuidado emocional”, explica. Integrar ações educativas à cultura de paz é essencial para reforçar os vínculos e criar um ambiente seguro.

A rede de ensino fortalece programas como o Alfaletrando, que assegura a alfabetização até o final do 2º ano do ensino fundamental e apoia o letramento nos anos iniciais, oferecendo formações para professores e alunos. O programa NaMoral, que foca em valores éticos, respeito e convivência, deve ampliar sua atuação para mais escolas.

A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, ressalta: “Recuperar o aprendizado e fortalecer a convivência são prioridades neste retorno. O afastamento digital durante as férias é uma grande preocupação para nós e continuará sendo um ponto de atenção nas nossas estratégias”. A rede promove oficinas e formações para professores sobre práticas pedagógicas, uso educativo de ferramentas digitais e mediação de conflitos.

Pais e responsáveis recebem orientações para ajudar na adaptação, retomando rotinas de estudo, incentivando a leitura e participação em projetos, e estabelecendo limites para o uso das telas para lazer. Durante o ano, serão realizadas atividades formativas e culturais para melhorar a convivência escolar e a segurança nas redes, envolvendo professores e alunos.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Veja Também