21.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/12/2025

Vitória da direita no Chile traz esperança à opositora de Maduro

Brasília
chuvisco fraco
21.5 ° C
21.5 °
19.8 °
89 %
1kmh
40 %
ter
22 °
qua
24 °
qui
21 °
sex
23 °
sáb
19 °

Em Brasília

María Corina Machado felicitou o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, e afirmou contar com o apoio do político conservador para auxiliar na mudança política na Venezuela. Essa declaração da adversária de Nicolás Maduro foi feita nesta segunda-feira (15/12).

“Confiamos em seu suporte para garantir uma transição pacífica para a democracia na Venezuela, para reconstruir nosso país e fomentar um hemisfério seguro, próspero e livre”, escreveu Machado em comunicado publicado na rede social X.

Com a vitória de José Antonio Kast nas eleições presidenciais no Chile, a direita governará metade dos países da América do Sul.

Recentemente, a líder da oposição venezuelana tem destacado a possibilidade de uma mudança no governo na Venezuela. Em entrevista na última semana em Oslo, Noruega, Machado afirmou que a queda do regime de Nicolás Maduro é algo irreversível.

A esperança de María Corina Machado, que foi impedida de concorrer nas últimas eleições em seu país, reside na atual movimentação dos Estados Unidos na América Latina e Caribe.

Em agosto, a administração de Donald Trump iniciou uma operação militar na região, com o intuito de combater organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas.

Além disso, Washington tem direcionado ameaças ao governo de Nicolás Maduro, pois o presidente venezuelano é acusado de liderar o cartel de Los Soles — grupo recentemente classificado como organização terrorista internacional pelos EUA.

Veja Também