19.2 C
Brasília
sábado, 27/12/2025

Vital do Rêgo critica frustração de receita no 4º acompanhamento fiscal

Brasília
céu limpo
19.2 ° C
20 °
19.2 °
82 %
1.1kmh
2 %
sáb
32 °
dom
31 °
seg
29 °
ter
30 °
qua
20 °

Em Brasília

Brasília, 08 – Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), chamou de “decepcionante” a repetida queda nas receitas previstas para cumprir a meta fiscal. Na tarde desta segunda-feira, 08, a Corte avaliou os resultados fiscais e a execução do orçamento da União no quarto bimestre de 2025.

O ministro Benjamin Zymler, relator do processo, alertou o governo sobre o risco de perda de confiança nas projeções, devido à inclusão de receitas com alto risco de não se concretizar. Também destacou que não alcançar a meta de arrecadação até o quarto bimestre pode comprometer o resultado fiscal deste ano.

Como exemplo, o ministro citou o recente leilão das áreas não contratadas do pré-sal, que arrecadou R$ 8,8 bilhões, valor a ser incluído no orçamento anual. O governo esperava R$ 10,2 bilhões, conforme o último relatório de receitas divulgado em 21 de novembro.

Fontes indicam que esse valor não representa um risco imediato para o cumprimento da meta. No entanto, o TCU recomendou ao Ministério do Planejamento e Orçamento e ao Ministério da Fazenda que parem de considerar nas estimativas valores de leilões ou concessões que não tenham datas garantidas ou análise de viabilidade técnica. Vital do Rêgo reforçou o alerta com um ditado popular: “depois não diga que eu não avisei”.

Estadão Conteúdo

Veja Também