O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu uma visita importante de representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública (Fnsp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do grupo integrado da Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom). A comitiva incluiu membros dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil e teve como objetivo conhecer o trabalho realizado no Centro de Treinamento de Cães da corporação.
Durante a visita, os convidados conheceram o projeto que promove inclusão social, acessibilidade e cidadania por meio do treinamento de cães de assistência. O centro se destaca na formação de cães-guia para pessoas com deficiência visual, treinamento de cães para ajudar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na capacitação dos alunos dos colégios cívico-militares em adestramento e cuidados com os cães.
Um ponto importante do programa é a socialização dos filhotes desde cedo. A partir dos três meses de idade, os cães ficam com famílias voluntárias por um período de 10 a 12 meses. Essas famílias inserem os cães na rotina diária, o que ajuda no desenvolvimento de um bom comportamento e facilita o treinamento especializado depois.
Atualmente, 14 cães estão nessa fase inicial de socialização, e 11 devem voltar ao CBMDF para continuar o treinamento mais adiante. As matrizes, que são os cães responsáveis pela reprodução dos futuros cães assistentes, também vivem com famílias voluntárias, o que garante o cuidado e o bem-estar dos animais, além de fortalecer a participação da comunidade no projeto.
As famílias que desejam ajudar podem se inscrever para participar do programa como voluntárias. Após o contato, será feita uma avaliação para garantir que o perfil da família é adequado para o contato e socialização dos cães.
Depois da apresentação do projeto, a comitiva visitou as instalações do Centro de Treinamento de Cães do CBMDF, conhecendo os espaços usados para preparar e acompanhar o desenvolvimento dos cães.
O programa é uma ação importante da corporação, que une formação técnica, educação e atividades para promover cidadania e inclusão social.
