26.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Violência letal contra jovens no Brasil aumenta, diz comissão

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
57 %
3.6kmh
40 %
qua
28 °
qui
20 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
22 °

Em Brasília

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta quinta-feira (4) para analisar o crescimento da violência fatal contra jovens no Brasil.

O evento acontecerá no plenário 9, às 9h30.

A sessão foi solicitada pelo deputado Reimont (PT-RJ), que deseja abordar os números recentes de mortes violentas envolvendo crianças e adolescentes e discutir estratégias de proteção e prevenção.

Reimont explica que o relatório ‘Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil’, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Unicef, aponta que mais de 15 mil crianças e adolescentes foram vítimas de mortes violentas de 2021 a 2023, uma média superior a 5 mil casos por ano.

Ele destaca que a situação é especialmente crítica no Rio de Janeiro. Conforme dados do Instituto Fogo Cruzado, entre 1º de janeiro e 16 de março de 2025, 41 pessoas sofreram ferimentos causados por balas perdidas na cidade, entre eles 3 crianças e 3 adolescentes — um aumento de 58% em comparação ao ano anterior.

Reimont observa que esses números evidenciam uma crise nacional de letalidade infantojuvenil, com um cenário particularmente grave no Rio de Janeiro, onde operações policiais mal planejadas e confrontos armados entre grupos criminosos em áreas residenciais colocam as crianças constantemente em risco de morte.

O foco da discussão é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que assegurem a vida e a segurança dos jovens brasileiros.

Veja Também