27.6 C
Brasília
segunda-feira, 06/10/2025

Vigilância sanitária apreende milhares de litros de bebidas ilegais no DF

Brasília
céu limpo
27.6 ° C
27.6 °
25.6 °
44 %
2.9kmh
4 %
ter
34 °
qua
34 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
26 °

Em Brasília

Entre os dias 2 e 6 de outubro, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal recolheu 3.045 litros de bebidas sem registro e sem procedência. Durante as fiscalizações, 261 locais foram vistoriados, e 60 receberam multas por desrespeitar as regras de segurança alimentar.

As ações foram feitas em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, DF Legal e outros órgãos do governo do DF, incluindo atividades durante o dia e à noite, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, esse trabalho integrado reforça o compromisso do governo em proteger a saúde das pessoas e combater atividades ilegais que podem representar riscos.

Como denunciar e o que observar

A diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, pede que a população faça denúncias através do site Participa DF. Ela alerta para sinais que podem indicar bebidas clandestinas, como preço muito baixo, selo ou lacre rompido, etiqueta mal colocada, erros de escrita ou impressão de baixa qualidade, além de líquido com aparência turva ou com partículas.

Resumo das fiscalizações

As fiscalizações são frequentes no DF. Em 2025, de janeiro a setembro, foram feitas 1.342 vistorias, que resultaram em 161 multas e na apreensão de 896 litros de bebidas irregulares. O trabalho continuará intensificado em áreas como Ceilândia, Vicente Pires, Sobradinho, São Sebastião, Planaltina e Santa Maria.

Quem vende bebidas sem procedência pode enfrentar processo administrativo com multas que vão de R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão. As bebidas suspeitas de fraude são destruídas e a polícia investiga os casos.

Cuidados contra intoxicação

A SES-DF lembra que os serviços de saúde do SUS estão prontos para atender casos de intoxicação. Pessoas que sentirem sintomas como visão embaçada, náuseas, dor no estômago ou embriaguez prolongada após beber devem buscar atendimento médico imediatamente.

Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Veja Também