As primeiras vigas de concreto armado foram levantadas, marcando um avanço importante na construção da nova ponte que ligará Guará ao Núcleo Bandeirante. Essa obra, que atravessa o Córrego Vicente Pires, faz parte da duplicação da via realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF). Ao todo, serão instaladas dez vigas que formarão uma extensão de 40 metros. O investimento total ultrapassa R$ 12,5 milhões, visando melhorar o trânsito e a segurança na região.
Valter Casimiro, responsável pela secretaria, destacou que o içamento das vigas é um passo crucial que vai transformar a mobilidade entre Guará e Núcleo Bandeirante. Ele ressaltou o compromisso do governo em oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente para atender à crescente demanda de moradores.
A nova ponte será usada para o tráfego de veículos no sentido Guará–Núcleo Bandeirante, enquanto a estrutura atual ficará para o sentido contrário. De acordo com o engenheiro Luiz Antônio Mundim, a liberação da passagem aliviará um ponto de congestionamento, trazendo mais conforto e fluidez ao trânsito local.
Luiz Antônio Mundim comentou que desde que a via duplicada foi aberta provisoriamente, o trânsito melhorou bastante nos horários de pico. Com a nova ponte, espera-se um aumento significativo no conforto para os motoristas. Após a instalação das vigas, será construído o tabuleiro da ponte em concreto armado, seguido pela pavimentação.
A pista duplicada, em operação desde o ano passado, tem 1,2 km e conecta a Avenida Contorno no Guará II até a DF-079, na região do Park Way. O trajeto beneficia quem se dirige à EPVP e à Estrada Parque Núcleo Bandeirante, além de outras áreas como Águas Claras e Bernardo Sayão.
Moradores e usuários da via destacam os benefícios trazidos pela duplicação. O motorista Israel Gonçalves, de 41 anos, comentou que a nova ponte proporcionará mais qualidade de vida pela redução dos engarrafamentos após o trabalho.
A analista de sistemas Wendy Fernandes, também beneficiada, comentou que o tempo de deslocamento diminuiu muito, mesmo nos horários de maior movimento.
Além da ponte, o projeto inclui a construção de 2,5 km de calçadas, 3,5 km de ciclovias, e melhorias na drenagem com a instalação de bocas de lobo, manilhas de concreto e bacias de detenção. Foram instaladas 82 luminárias de LED no trecho duplicado, com investimento da Companhia Energética de Brasília (CEB).

