Brasil e Estados Unidos decidiram criar uma colaboração conjunta para tratar de diversos assuntos de interesse comum após encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio. A informação foi divulgada em uma nota oficial emitida por Washington e Brasília em 16 de outubro.
A declaração foi assinada pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo representante de comércio norte-americano, Jamieson Greer, que também participaram da reunião bilateral na Casa Branca.
“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias áreas em curto prazo, além de estabelecer um plano de trabalho conjunto”, destacou um trecho do comunicado.
A nota ressaltou ainda o acordo entre as partes para começarem os preparativos para uma reunião presencial entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, assim que possível.
A visita de Mauro Vieira aos EUA foi a primeira oportunidade de encontro com Marco Rubio desde o início da segunda gestão de Donald Trump. Apesar do contexto marcado por tensões recentes, o ministro brasileiro considerou o diálogo bastante produtivo.
Embora não tenham sido definidos passos imediatos, a reunião estabeleceu uma base importante para iniciar as negociações entre Brasília e Washington a respeito da tarifa americana e das sanções impostas pelos EUA sobre autoridades brasileiras.