Kuala Lumpur — Após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, definiu a conversa como muito produtiva, acrescentando que as discussões sobre as tarifas aplicadas ao Brasil devem ser finalizadas em poucas semanas.
A reunião aconteceu na madrugada deste domingo (26/10), na capital da Malásia, e teve duração aproximada de 45 minutos. O chanceler descreveu o diálogo como descontraído e amigável.
“A avaliação é que o encontro foi extremamente positivo, e acreditamos que em breve, dentro de semanas, poderemos concluir um acordo bilateral que aborde os diferentes setores da tributação atual dos EUA em relação ao Brasil”, declarou o ministro em entrevista à imprensa.
O ministro também mencionou que haverá uma nova rodada de conversações entre os representantes dos dois países ainda neste domingo. Pelo lado americano, participaram o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.
A delegação brasileira que acompanhou Lula incluía, além de Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial do presidente, Audo Faleiro.
Segundo Mauro Vieira, ficou acertado que Lula e Trump farão visitas mútuas em breve. “O presidente Trump pretende visitar o Brasil, e Lula aceitou, afirmando que irá com prazer aos Estados Unidos futuramente”, concluiu.
