21.5 C
Brasília
segunda-feira, 05/01/2026

Viaduto traz melhorias para Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Brasília
chuva fraca
21.5 ° C
22.8 °
21.5 °
84 %
3.6kmh
75 %
seg
24 °
ter
20 °
qua
22 °
qui
24 °
sex
26 °

Em Brasília

O viaduto entre Recanto das Emas e Riacho Fundo II, inaugurado em 2023 pelo Governo do Distrito Federal, trouxe grandes avanços para o trânsito da região. Esta obra esperada por muitos facilitou a locomoção dos moradores e visitantes dessas áreas.

O administrador regional Carlos Dalvan destacou que o principal benefício é a redução do tempo de viagem. Antes, as pessoas precisavam sair mais cedo e ainda assim chegavam atrasadas ao trabalho, mas agora o trânsito flui melhor e os engarrafamentos diminuíram consideravelmente.

A obra, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF com um investimento de R$ 30,9 milhões, abriu um novo acesso para Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de facilitar o tráfego entre Gama e Samambaia.

Estima-se que cerca de 60 mil motoristas usem o viaduto diariamente. Guilherme Abreu, que trabalha em um posto de combustível no Recanto das Emas, comentou que o trajeto que antes demorava, agora está bem mais rápido e tranquilo.

O carteiro Célio Sousa ressaltou a economia de tempo, observando que antes havia engarrafamentos todos os dias, mas agora ficou muito melhor, permitindo que ele tenha mais momentos para sua família e lazer.

Segundo Carlos Dalvan, o tempo para entrar ou sair do Recanto das Emas caiu de 15 a 20 minutos para um período bem menor, beneficiando também quem utiliza transporte público, eliminando a necessidade de ficar longos períodos em ônibus lotados.

Mais melhorias

Além do viaduto, o Recanto das Emas ganhou cerca de 9 km de novas vias com duas faixas, recuperação do asfalto, construção de estacionamentos, 12,5 km de meios-fios e quase 10 mil metros de redes para drenagem de água da chuva.

Carlos Dalvan explicou que também foram feitas obras de drenagem para evitar alagamentos, além de intervenções para acessibilidade, ciclovias e calçadas, garantindo conforto e segurança para os pedestres.

*Informações baseadas em dados oficiais do Governo do Distrito Federal

Veja Também