Luiz Gastão, relator do projeto, destacou que a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta para nomear o viaduto localizado no km 2,3 da rodovia BR-488, em Aparecida (SP), como “Viaduto Papa Francisco”.
O projeto de lei 1856/25, de autoria do deputado Antonio Brito (PSD-BA), aguarda agora a tramitação no Senado.
A rodovia BR-488 é o principal caminho para o santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior centro de peregrinação católica do Brasil e da América Latina, que recebe milhões de visitantes todos os anos.
A escolha do nome é simbólica, pois representa a fé do povo brasileiro e reflete as qualidades do papa Francisco, como humildade, diálogo e serviço ao próximo, conforme ressaltado por Antonio Brito.
Luiz Gastão elogiou o pontificado do papa por sua atenção ao meio ambiente e por seu estilo de vida simples e próximo dos mais necessitados, incluindo ações como lavar os pés de presidiários e recusar luxos no Vaticano.
Durante a votação, foram feitas defesas da homenagem por diversos parlamentares. O deputado Helder Salomão (PT-ES) afirmou que se trata de uma justa homenagem ao papa conhecido pela paz, diálogo e justiça social, enquanto a deputada Bia Kicis (PL-DF) garantiu que a homenagem não prejudicará a população.