Na sexta-feira, 17, técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) visitaram a Estrada Parque Ceilândia (DF-095), conhecida como Via Estrutural. Estavam presentes o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o superintendente de Obras, Cristiano Cavalcante, o engenheiro e diretor do 3° Distrito Rodoviário, Jarbas da Silva, além de representantes do consórcio responsável pela pavimentação de concreto da rodovia.
O objetivo da visita foi analisar os problemas encontrados no pavimento e combinar com o consórcio as medidas para resolver essas questões. Embora tenham sido identificadas pequenas fissuras em alguns trechos, o DER-DF continua monitorando e realizando intervenções para garantir a qualidade e segurança da via.
As obras de reparo estão sendo feitas à noite, após as 22h, para causar o mínimo de transtorno no trânsito. A Via Estrutural, com um fluxo diário de cerca de 100 mil veículos, foi a primeira estrada do Distrito Federal totalmente pavimentada com concreto, sendo um exemplo de modernidade e segurança no trânsito.
Fauzi Nacfur explicou que fissuras superficiais são normais no concreto devido às variações de temperatura e uso constante. Ele ressaltou que essas pequenas fissuras são tratadas rapidamente e que a estrutura continua resistente e segura, com uma durabilidade prevista de 20 anos.
Inaugurada em 2023, a Via Estrutural tem mais de 26 quilômetros e conta com sinalização moderna, facilitando o trânsito entre Brasília, Taguatinga e outras regiões. A via é reconhecida nacionalmente por sua infraestrutura que melhora o fluxo de veículos e reduz acidentes.
O DER-DF destaca que grandes obras de pavimentação exigem cuidados constantes, e as manutenções corretivas fazem parte do processo técnico para garantir a segurança dos usuários.
Informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)