14.5 C
Brasília
quarta-feira, 30/07/2025

Veterano gaúcho da 2ª Guerra Mundial morre aos 103 anos

Brasília
céu limpo
14.5 ° C
14.5 °
12.3 °
89 %
1.5kmh
0 %
qua
29 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
25 °

Em Brasília

Nesta segunda-feira (14/7), faleceu em Porto Alegre (RS) o ex-combatente Elmo Diniz, aos 103 anos. O capitão reformado do Exército Brasileiro integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

O Comando Militar do Sul (CMS) publicou uma nota manifestando pesar pela perda do veterano. Segundo o documento, Elmo era uma pessoa de grande sabedoria e bondade, que dividia seu conhecimento com todos ao seu redor, deixando uma marca viva na memória de quem teve a honra de conhecê-lo.

Conforme a declaração de óbito, a causa da morte foi súbita, de origem cardíaca.

Quem foi o ex-combatente

Elmo nasceu em Cruz Alta, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ingressou no Exército em 1939 e, cinco anos depois, já residindo em Porto Alegre, foi convocado para integrar os soldados da FEB enviados à Itália.

Durante sua missão na Europa, ele era responsável por transportar uniformes e outros suprimentos para as tropas na linha de frente. Permaneceu no Exército até 1962, quando se aposentou com o posto de capitão.

Em sua residência em Porto Alegre, onde vivia com sua esposa, Elmo organizou, em 2024, um espaço especial para mostrar fotos, medalhas, canetas e homenagens recebidas após seu retorno da Itália. O local frequentemente recebia visitas, especialmente de estudantes do Colégio Militar.

O velório será realizado no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda na terça-feira (15/7), das 9h às 11h.

Nota do Comando Militar do Sul

(Conteúdo da nota reescrito aqui, se houver necessidade)

Veja Também