O Google anunciou hoje que o Android Auto, versão do sistema operacional para carros, já está disponível nos EUA, Reino Unido e Austrália. A plataforma só roda em dispositivos com Android 5.0 e carros compatíveis, permitindo que o motorista realize chamadas, obtenha instruções geográficas, ouça música, entre outras funções.
O Android Auto tenta minimizar a distração do motorista privilegiando comandos de voz. Ele integra os aplicativos ao dispositivo Android, juntamente com outros recursos do Google, como Maps, ferramenta de pesquisa, música e voz. Além disso, suporta uma variedade de aplicativos de streaming, como o Google Play Music, Pandora e Spotify.
Em janeiro, o Google anunciou parceria com grandes montadoras que pretendem colocar o sistema operacional da empresa nos carros. Chamada Aliança Automotiva Aberta (OAA, na sigla em inglês), a iniciativa une Audi, GM, Honda e Hyundai, além da Nvidia.
O Android Auto funciona por enquanto nos aparelhos da Pioneer. Para utilizar o serviço, os usuários devem baixar o Android Auto na Google Play, sendo que aplicativo está disponível em uma versão de avaliação gratuita por 90 dias.
Fonte: Olhar digital