24.5 C
Brasília
quarta-feira, 19/11/2025




Vereadores de Pernambuco são presos por desvio de dinheiro público

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
25.4 °
24.5 °
66 %
4.6kmh
75 %
qua
28 °
qui
33 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
21 °

Em Brasília

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil realizaram nesta quarta-feira (19/11) a segunda fase da Operação Alvitre, que apura um esquema de apropriação indevida de recursos públicos na cidade de Ipojuca. Foram cumpridos mandados de prisão contra os vereadores Flávio do Cartório (PSD) e Professor Eduardo (PSD), que são presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, respectivamente.

Os vereadores foram detidos em posse de uma grande quantia em dinheiro em um supermercado localizado em Boa Viagem.

A operação executou três prisões, 19 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e suspensão das funções públicas dos envolvidos. Todas as medidas foram autorizadas pelo Juízo de Garantias.

Segundo o MPPE, o grupo é investigado por suspeita de fraudes na destinação de emendas parlamentares obrigatórias. As investigações tiveram início em outubro de 2024 durante a primeira fase da Operação Alvitre.

Os parlamentares presos foram encaminhados para prestarem depoimento, enquanto o dinheiro apreendido será objeto de análise detalhada.

O trabalho envolveu a mobilização de 70 policiais civis, 12 promotores de Justiça, 29 servidores do MPPE e 35 policiais militares, com apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE) e da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE).




Veja Também