14.2 C
Brasília
quarta-feira, 18/06/2025




Vereadora do PT encontrada morta com facadas no interior do RS

Brasília
céu limpo
14.2 ° C
14.2 °
13.9 °
90 %
1.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
24 °

Em Brasília

ALÉXIA SOUSA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)Elisane Rodrigues dos Santos, vereadora pelo PT, de 49 anos, foi achada morta na manhã desta terça-feira (17) com várias perfurações de faca, em uma estrada de terra no interior de Formigueiro, na região central do Rio Grande do Sul.

Única mulher entre os nove vereadores da Câmara Municipal, Elisane foi encontrada perto de seu veículo, apresentando ferimentos no tronco e um corte profundo no pescoço, conforme informou a Polícia Civil.

A polícia suspeita que Elisane tenha sido levada ao local por pessoas conhecidas. Inicialmente, o delegado descarta a hipótese de latrocínio, pois os objetos pessoais da parlamentar permaneceram no carro.

O delegado Antonio Firmino, responsável pela apuração, declarou que há evidências de que a violência iniciou-se dentro do automóvel, onde foram detectados vestígios de sangue tanto no banco quanto no para-brisa.

Calcula-se que o crime tenha ocorrido durante a madrugada, poucas horas depois da vereadora participar de uma sessão legislativa na noite de segunda-feira (16). Não há circuito de câmeras na área onde o corpo foi encontrado, segundo a polícia.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Santa Maria para avaliação pericial.

Técnica de enfermagem e auxiliar de análises clínicas, Elisane estava em seu primeiro mandato iniciado em 2024. Ela era reconhecida em sua cidade por sua dedicação à saúde pública, na defesa dos direitos sociais e das comunidades quilombolas.

Em março deste ano, recebeu o prêmio Mulheres de Luta 2025, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como reconhecimento ao seu trabalho.

O presidente da Casa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), expressou pesar pela morte da vereadora e exigiu justiça. “Mesmo ainda impactados pela notícia, nos unimos desde já aos familiares, amigos e colegas de trabalho no pedido por justiça e punição para o responsável por este ato cruel”, afirmou em comunicado.

A bancada do PT na Câmara manifestou condolências aos familiares e destacou a história de Elisane como uma presença constante e dedicada na defesa dos direitos sociais, da causa quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo construtivo.




Veja Também