20.5 C
Brasília
terça-feira, 25/11/2025




Vereador do PL é preso por suspeita de ajudar traficantes no RJ

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
73 %
3.6kmh
75 %
ter
29 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
25 °

Em Brasília

BRUNA FANTTI
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

Um vereador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi detido nesta terça-feira (25) sob a suspeita de auxiliar traficantes do TCP (Terceiro Comando Puro) na montagem de barricadas em comunidades para impedir a entrada da polícia.

Ernane Aleixo (PL), que ficou em terceiro lugar na última eleição, foi preso durante a operação Muro de Favores, parte da estratégia Barricada Zero anunciada recentemente pelo governador Cláudio Castro (PL).

De acordo com a polícia, áudios e mensagens indicam que o vereador forneceu materiais e apoio para erguer barricadas — estruturas de ferro, concreto e vigas que dificultam a passagem da polícia e de serviços públicos — em Vilar dos Teles.

Ele também é acusado de negociar vagas para nomeações em troca de apoio nas eleições.

A reportagem tentou contato com a defesa do vereador e enviou mensagens por redes sociais. A Câmara dos Vereadores ainda não se pronunciou sobre a prisão de Aleixo.

A Justiça autorizou oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão. Até as 8h, cinco pessoas já foram presas, inclusive o irmão de um traficante.

A investigação pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro mira criminosos que atuam em Trio de Ouro, em São João de Meriti, e em Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo.

Segundo a polícia, o grupo realiza tráfico de drogas, homicídios, extorsão de comerciantes e lavagem de dinheiro, usando armas restritas.

O principal alvo da operação é um homem conhecido como braço direito do líder do TCP na região, que confessou ter matado três pessoas, incluindo uma mulher, em um confronto com uma facção rival em novembro de 2023.




Veja Também