CATARINA SCORTECCI
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS)
Durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Ubatuba (SP), o vereador Rogério Frediani pediu que uma moradora ficasse quieta, dizendo que ela “já falou demais”. O encontro aconteceu na quinta-feira (25) no Teatro Municipal, com mais de 400 pessoas presentes.
Em um momento de interrupção, Frediani falou para a mulher: “Ô, minha filha, senta aí, fica quieta. Você já falou demais. Ah, cala a boca”. O vídeo da transmissão da Câmara não registra o que ela disse ao vereador.
A atitude do vereador gerou protestos na plateia. O presidente da Câmara, Gady Gonzalez, pediu calma e respeito entre todos os presentes. “Cala a boca é demais, Rogério. Pessoal, respeitem o vereador e ele deve respeitar o público também. Vamos respirar e manter o respeito”, disse Gady.
Frediani retomou sua fala alegando que existem pessoas que querem que o município não tenha sucesso e atrapalham o andamento das ideias para o crescimento da cidade. Ele é aliado da prefeita Flavia Pascoal, que também estava presente.
A reportagem não conseguiu contato com Frediani para esclarecimentos na sexta-feira (26).
No final da audiência, o presidente da Câmara anunciou que seria feita uma enquete sobre o assunto. Frediani ressaltou que há torcidas dos dois lados, mas que deseja o crescimento da cidade, independentemente de quem esteja à frente da Prefeitura.
Frediani comentou que algumas pessoas já pensam em 2028 e torcem para que as atuais ações da prefeita não deem certo. Ele ainda mencionou críticas de pessoas que chegaram recentemente e não conhecem a realidade municipal.
O vereador possui longa experiência na política local, tendo iniciado sua carreira ainda na década de 1990 em Ubatuba, uma cidade litorânea de São Paulo com mais de 90 mil habitantes.