A reunião da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC) na quarta-feira (27/8) foi marcada por uma série de provocações entre o presidente da casa, Marcos Kurtz (Podemos), e o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No seu discurso, Kurtz chamou o colega de “Tiririca de Balneário Camboriú”, respondendo a comparações feitas por Jair Renan sobre ele e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Vereador, já que o senhor gosta tanto de comparações, vou fazer uma também. Acho que o senhor se parece com o Tiririca. Deveria ter colocado no seu slogan: ‘pior que está, não fica’, porque o senhor não fala, não reclama. Está aqui sem fazer nada. Então, esse nome [Tiririca] cai muito bem: Renan Tiririca do PL de BC”, declarou.
O presidente da Câmara contou que o jovem vereador lhe deu o apelido de “Xandão de BC” (abreviação de Balneário Camboriú).
Mandato e Planos para o Futuro
Eleito em 2024 com 3.033 votos, sendo o mais votado da cidade, Jair Renan assumiu o cargo de vereador em janeiro deste ano. Desde então, sua atuação na Câmara tem sido considerada reservada, com ênfase em temas ideológicos.
Antes de assumir o cargo, ele trabalhou como assessor do senador Jorge Seif (PL-SC).
Segundo informações da coluna Igor Gadelha, o ex-presidente Jair Bolsonaro já decidiu que o filho deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.