O verão começou e deve trazer volumes de chuva superiores à média em várias partes do Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas também tendem a se manter acima do normal em diversas áreas.
A região Norte e o Centro-Oeste são as que devem receber as maiores precipitações, variando entre 700 e 1.100 milímetros. No Norte, as chuvas serão intensas e as temperaturas elevadas, com exceção das áreas sudeste do Pará e Tocantins, onde as chuvas podem ficar abaixo do esperado. No Amazonas, centro-sul do Pará, Acre e Rondônia, as temperaturas podem ultrapassar a média em cerca de meio grau Celsius.
Já no Centro-Oeste, as chuvas acima da média histórica devem se concentrar na parte oeste de Mato Grosso, enquanto Goiás deve registrar índices abaixo do normal para o período.
Na região Sul, a previsão indica chuvas elevadas em todos os estados, principalmente no sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas também devem ficar acima da média, especialmente no oeste do estado.
As regiões Sudeste e Nordeste tendem a ter volumes abaixo da média climatológica, com exceção do centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará, que podem registrar chuvas na média ou superiores. O verão vai até 20 de março de 2026 e é caracterizado por episódios de chuva intensa, granizo, ventos fortes e descargas elétricas.

