Esta semana, o Brasil vivencia o terceiro veranico do ano, que provoca um aumento expressivo das temperaturas em diversas regiões do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente e seca atuará sobre o centro-sul até pelo menos o próximo sábado (23/8).
Essa massa de ar quente elevará as temperaturas principalmente em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Acre. O veranico é um período atípico de calor durante o inverno, caracterizado pelo tempo seco e temperaturas mais elevadas, geralmente durando entre três e cinco dias.
Nas regiões afetadas, as temperaturas deverão subir de 3°C a 7°C acima da média para o período. Em algumas áreas do Mato Grosso do Sul e no oeste paulista, as máximas podem ultrapassar os 35°C, chegando isoladamente a mais de 39°C.
No sul do país, as temperaturas máximas podem chegar a 34°C no oeste do Paraná nesta segunda-feira (18/8). Contudo, a partir de terça-feira (19/8), o tempo tende a mudar, com previsão de pancadas de chuva que poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Considerando esse panorama, o Inmet destaca uma queda temporária nas temperaturas máximas para as regiões Sul e sul do Mato Grosso do Sul entre terça (19/8) e quarta-feira (20/8), seguida por uma nova elevação, alcançando perto de 35°C na maioria das áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até sexta-feira (22/8).
O Inmet chama atenção para a variação significativa da temperatura no Rio Grande do Sul, principalmente entre sexta-feira (22/8) e sábado (23/8), quando as máximas podem oscilar até 10°C.