22.5 C
Brasília
sexta-feira, 28/11/2025




Venezuelanos mostram apoio para defender o país contra EUA

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
24.5 °
22.5 °
78 %
2.1kmh
40 %
sex
27 °
sáb
31 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
25 °

Em Brasília

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que pelo menos “82% dos venezuelanos” estão prontos para proteger a nação através de luta armada, caso os Estados Unidos ataquem. A declaração foi dada durante a celebração do 105º aniversário da Aviação Militar Bolivariana, na quinta-feira (27/11). Maduro também mencionou que enfrenta “ameaças imperialistas” há 17 semanas e acusou Donald Trump de prejudicar a estabilidade no Caribe.

“Mais de 94% da população apoia os esforços de paz em andamento, um número extraordinário e sem precedentes. 82% dos venezuelanos estão dispostos a defender sua pátria sagrada com armas nas mãos. Esse resultado surgiu em um contexto histórico intenso. Esses dados não são apenas estatísticas; para nós, eles representam um mandato histórico para proteger a nação e garantir a vitória. Sempre a vitória da independência e da paz”, declarou o líder venezuelano.

Essas afirmações em defesa da soberania acontecem em um momento de aumento das tensões com os Estados Unidos. A América Latina está sob pressão militar do governo norte-americano, que justifica seus bombardeios no Caribe e no Oceano Pacífico como medidas para combater o tráfico de drogas.

Até agora, ao menos 22 embarcações foram bombardeadas pelas forças dos EUA, sem apresentação de provas concretas ligando-as ao narcotráfico.

No discurso, com tropas militares se aproximando da Venezuela, Maduro rejeitou as ações agressivas e declarou que tem sido alvo de ameaças por várias semanas: “Há 17 semanas, forças estrangeiras imperialistas ameaçam constantemente a estabilidade no Mar do Caribe, na América do Sul e na Venezuela, utilizando argumentos falsos e exagerados que não convencem ninguém, nem mesmo a opinião pública dos Estados Unidos, nem a mundial, muito menos a poderosa opinião pública venezuelana.”




Veja Também