20.5 C
Brasília
sexta-feira, 09/01/2026

Venezuela vai libertar presos políticos e agradece Lula

Brasília
céu pouco nublado
20.5 ° C
22.8 °
20.5 °
83 %
2.1kmh
20 %
sex
26 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
27 °

Em Brasília

O governo interino da Venezuela, liderado pela vice-presidente Delcy Rodríguez, anunciou a libertação de prisioneiros políticos nesta quinta-feira (8/1). A decisão foi comunicada por Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, que destacou que a ação visa promover a paz e a convivência harmoniosa dentro do país.

De acordo com Jorge Rodríguez, serão soltos tanto prisioneiros venezuelanos quanto estrangeiros, em um gesto unilateral do governo de Caracas, sem negociações com outras forças políticas, mesmo após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.

Jorge Rodríguez também expressou gratidão ao ex-presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao governo do Catar, pela mediação e apoio à Venezuela nos últimos anos.

Ainda não foi informado o número exato de prisioneiros que serão libertados, apenas foi citado que será um número significativo.

Este anúncio ocorre após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos EUA, com a Venezuela mostrando sinais de abertura para cooperação, incluindo negociações da estatal petrolífera PDVSA para venda de petróleo cru aos Estados Unidos.

Veja Também