O governo da Venezuela anunciou o recebimento de 300 milhões de dólares provenientes da venda de petróleo para os Estados Unidos, conforme informado pela presidente interina Delcy Rodríguez.
Esse valor faz parte de um acordo após a queda do presidente Nicolás Maduro, no qual a Venezuela concordou em enviar 50 milhões de barris de petróleo para os EUA. O governo americano ficou responsável pela comercialização do produto no mercado aberto.
Segundo Delcy Rodríguez, esse montante será investido na reestruturação econômica local, com o objetivo de garantir a renda dos trabalhadores e proteger o poder de compra da população frente à inflação e às oscilações cambiais.
Na última semana, a Casa Branca confirmou a conclusão da primeira venda de petróleo venezuelano, avaliada em 500 milhões de dólares. O lucro dessa venda ficará sob a custódia do governo dos Estados Unidos, com a finalidade de beneficiar tanto a população venezuelana quanto a norte-americana.
Acordo entre Caracas e Washington
Esse acordo faz parte das negociações abiertas após a captura de Maduro, quando a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) iniciou conversas com os Estados Unidos. Desde então, o setor petrolífero da Venezuela tem sido uma prioridade para o governo americano, que pretende usar os recursos para fins benéficos em ambos os países.
