Delcy Rodriguez, que está no cargo de presidente interina da Venezuela, anunciou nesta sexta-feira (16/1) a apresentação de uma proposta de alteração na Lei dos Hidrocarbonetos Orgânicos, que é a legislação principal que regula o setor petrolífero no país sul-americano. Essa iniciativa acontece em um momento de pressão dos Estados Unidos sobre a Venezuela, especialmente após a detenção do presidente Nicolás Maduro.
De acordo com Delcy Rodriguez, as mudanças visam facilitar os investimentos na indústria do petróleo, fortalecer a estabilidade legal e acelerar a obtenção de resultados positivos.
A presidente interina não detalhou os aspectos específicos da reforma, mas destacou que os recursos gerados pelo petróleo serão direcionados a dois fundos distintos: um dedicado à proteção social e ao bem-estar dos trabalhadores, e outro focado no desenvolvimento econômico e social do país.
Relação entre Estados Unidos e Venezuela
Delcy Rodriguez assumiu a presidência interina da Venezuela após a prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos no dia 3 de janeiro. Os EUA, interessados em controlar os recursos petrolíferos venezuelanos, mencionaram recentemente que agentes venezuelanos têm colaborado com eles.
O então presidente americano, Donald Trump, informou na quarta-feira (14/1) que manteve uma conversa prolongada com Delcy Rodriguez e expressou a expectativa de estabelecer uma relação positiva com ela.
